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ALINHAMENTO / BALANCEAMENTO

ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO
O motorista deve balancear o carro a cada 10 mil quilômetros. Se não for tão disciplinado, pode notar a necessidade de realização do serviço quando o volante começa a trepidar.

E o alinhamento? Esse também deve ser feito a cada 10 mil quilômetros, mas tem outra função no veículo. Ele "organiza" o grau de abertura e fechamento das rodas. Para perceber se o carro precisa ou não ser alinhado, basta notar se há desgaste irregular dos pneus, se o volante está fora de centro e se os pneus vivem cantando nas curvas.
Nada impede que os dois serviços sejam feitos simultaneamente, para a prevenção de problemas maiores e mais graves.
Os pneus, mesmo que bem conservados, devem ser substituídos depois dos 80 mil quilômetros.
      O motorista deve fazer o rodízio de pneus, trocando os da frente pelos de trás e vice-versa, para que não haja muita diferença de desgaste entre eles. O ideal é calibrar os pneus do carro uma vez por semana. Cada veículo tem um número específico - que deve ser respeitado - para a calibragem, nem acima nem abaixo do valor especificado pela montadora. Tomando esses cuidados, o motorista evita que os pneus aqueçam muito e tenham seu desempenho prejudicado e sua vida útil encurtada.
      O serviço de alinhamento consiste na correção dos ângulos na suspensão em pivôs e terminais de direção, o que permite o ajuste das rodas para que o pneu tenha o mínimo atrito possível com o solo e um rodar livre no eixo de rotação. É recomendado testar o alinhamento de rodas a cada troca de pneus, quando apresentarem desgaste irregular na banda de rodagem ou desgaste prematuro, quando o veículo puxar a direção para um dos lados, e preventivamente a cada 10.000 km, por ocasião do rodízio que deve ser feito junto com o balanceamento. Desta forma, os pneus irão ter uma maior vida útil com maior quilometragem.
      Já o balanceamento de rodas é a compensação feita para equilibrar o conjunto pneus e rodas com a aplicação de contrapesos de chumbo. O balanceamento deve ser feito toda vez que for desmontado o pneu da roda para concerto, na instalação de um pneu novo, no primeiro sinal de vibração no volante, quando haver desgaste irregular da banda de rodagem, e preventivamente a cada 10.000 km.

Fonte: AutoZ