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Manutenção e cuidados com a suspensão do carro.

 

A suspensão desempenha um papel importante no veículo manter os pneus em contato com o chão, garantindo a estabilidade do carro, e absorver os impactos do veículo com o solo, proporcionando conforto aos ocupantes. 

Para que essas funções sejam cumpridas eficazmente, os componentes do sistema, como amortecedores, molas e braços, entre outros, precisam estar em bom estado de conservação.
Caso os componentes do sistema de suspensão estejam comprometidos, a não substituição deles pode provocar o desgaste dos pneus e, pior do que isso, comprometer a estabilidade do veículo, prejudicando a sua dirigibilidade e podendo provocar acidentes graves.

Conforme o modelo do automóvel existe uma suspensão especifica. Ao todo são três tipos diferentes. O primeiro modelo é conhecido como independente, em que cada roda recebe as irregularidades do piso sem transferir à outra do mesmo eixo. Depois vem o modelo semi-independente, no qual parte dos movimentos é repassada a outra roda e o terceiro tipo que é totalmente dependente, ou seja, em que os movimentos de uma roda são percebidos na outra. Esse último é conhecido por eixo rígido.

Na suspensão temos dois itens principais, que são as molas e os amortecedores. Ambos devem ser inspecionados aos 20 mil quilômetros e possivelmente, conforme a recomendação do fabricante, ser trocado com 40 mil quilômetros, ao substituir os amortecedores, é recomendável também trocar o jogo de molas.Em alguns casos é possível rodar até os 50 mil quilômetros sem que os amortecedores apresentem algum problema, ou seja, podem atingir essa quilometragem em perfeito funcionamento. Para poupar a suspensão do carro, é sempre bom desviar dos buracos quando for possível fazer isso com segurança, ou tentar passar mais devagar sobre eles. Em cidades onde o asfalto tem muitos buracos, a durabilidade e funcionamento destas peças ficam muito comprometidos. A melhor dica não é nenhuma novidade: não descuide da manutenção. As molas servem para sustentar o peso da carroceria, evitando o choque entre esta e alguns componentes da suspensão.