Rua Di Cavalcanti, 1852
Vila Portes - Foz do Iguaçu-PR.
Temos 4 visitantes e sem membros em linha
Lubrificação, limpeza e refrigeração. Essas são as três principais e importantes atuações do óleo para o motor de carro.
Talvez por ter tantas utilidades e também marcas e tipos, o lubrificante para o motor do carro é sempre causa de dúvidas. Neste artigo tentaremos esclarecer algumas delas para que você possa adquirir o melhor óleo para seu carro.
Tipos de óleo de motor
Para começar vamos deixar claro como os três tipos de óleo: mineral, sintético e semi-sintético. O primeiro é adquirido por meio de componentes diretamente do óleo. Já o sintético é feito exclusivamente por meio de reações químicas e sendo mais puro, e o semi-sintético é mistura dos dois. A primeira dica é não misturá-los, pois eles possuem características diferentes.
Manutenção do óleo do motor
Verifique a cada 30 dias o nível do lubrificante. Se o carro for mais antigo, reduza essa verificação para 15 dias.
Complete o nível do óleo sempre entre os dois traços. Abaixo do traço nível pode acontecer falta de lubrificação. Acima, pode haver aumento da pressão no cárter.
Na troca de óleo, é recomendado que o motor esteja quente. Assim ele fica mais fico escorrendo melhor.
O filtro de óleo é trocada junto com óleo. A maioria dos manuais diz que o filtro pode esperar um tempo maior, mas todos amantes de carro preferem trocar pois ele fica sujo.
Apesar de óleo não ter validade, é recomendado que haja troca a cada seis meses. Isso porque os componentes químicos do óleo podem acabar tendo menos eficiência, e as partes sólidas do motor, do desgaste natural, podem acabar danificando outras partes do motor do veículo.